Nova Economia

O que é a liquidez?

Nova Economia > O que é a liquidez?

O termo liquidez está associado a duas situações do quotidiano financeiro. Tanto se refere à capacidade, rapidez ou facilidade com que um activo é convertido em dinheiro, como à quantidade existente de dinheiro na economia ou, pelo menos, a sua percepção.

Na primeira situação, pode-se dizer que um determinado produto financeiro tem mais liquidez que outro se, em caso de pedido de resgate ou desmobilização, a liquidação do valor ali aplicado for mais rápida. No entanto não é só o tempo que interessa para a avaliação da liquidez de uma aplicação: um depósito que possa ser mobilizado antes do prazo de maturidade, sem penalização dos juros, também é considerado mais líquido que outro que penalize o aforrador nos juros, devido à mobilização antecipada.

Na segunda situação o termo refere-se ao nível de consumo e de crédito concedido na economia. Quando os agentes económicos têm dinheiro disponível para consumir e o crédito é barato e de fácil acesso, diz-se que há liquidez na economia. Quando há contracção do consumo e o crédito é caro ou difícil de obter, diz-se que não há liquidez.